quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Primeiras semanas do mandato

Pouco depois da posse dos vereadores, ocorrida em 01/01/2017, a Câmara teve as suas primeiras atividades da nova legislatura. Os nossos dias iniciais no gabinete exigiram um certo esforço para nos situarmos, vivenciado vários momentos de aprendizado da equipe de assessores/colaboradores quanto ao novo trabalho que iremos desenvolver ao longo desses quatro anos.

Apesar do recesso parlamentar, o qual vai até a segunda metade de fevereiro, eis que, logo no dia 03/01, foram convocadas duas sessões extraordinárias para tratar de três matérias. Dentre estas, constava um projeto de lei complementar encaminhado pelo Poder Executivo (Mensagem n.º 01/2017), versando sobre a estruturação da Administração Pública Municipal.

Devido à importância do assunto, tal proposta não foi aprovada em segunda votação, na sessão do dia 11/01. Afinal, era interesse de alguns edis o estudo das mudanças que serão introduzidas pelo prefeito, motivo pelo qual o pedido de vistas de um dos nossos pares fez com que viesse a ser convocada uma terceira sessão para 18/01, a fim de que a votação fosse então concluída.

Assim, tão logo foi aberta a discussão, tomei a iniciativa de pedir a palavra e debater a matéria em Plenário lembrando da crise financeira nacional que Mangaratiba e outras prefeituras do país passam. Observei também que, com a aprovação da lei, as secretarias vão diminuir de 19 para 17, reduzindo-se ainda o número de comissionados (serão 1.290 cargos de confiança a menos), o que gerará uma economia de cerca de R$ 17 milhões por ano quanto aos gastos com pessoal, comparando-se com a gestão anterior.

Em consideração aos SERVIDORES PÚBLICOS, toquei no assunto da data base, apontando a via do diálogo como solução. Pois acredito ser esse o melhor caminho para que a categoria chegue a um acordo no que diz respeito à revisão das remunerações e dos subsídios dos servidores públicos.

Além disso, temos recebido visitas de vários amigos no nosso gabinete, o qual tem ficado aberto todos os dias úteis da semana para atendimento do público. Aliás, está sendo uma experiência muito prazerosa contar com o apoio das pessoas, tanto as que estiveram conosco na campanha quanto as que se aproximaram posteriormente. 

#Legislativo
#EstoucomServidorPúblico
#SouServidorPúblico
#MandatoProfRenatoFifiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário